A Rede Futures Literacy esteve presente no IX Colóquio de Educação Discente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o qual teve início neste 11 de setembro de 2024. Através da coordenadora da rede, Dra Nilda Stecanela e da Doutoranda Maria de Fátima Pizzoli, foi realizada a apresentação do livro Futures Literacy para a educação: fundamentos e recursos pedagógicos de implementação. O Colóquio ocorreu paralelamente ao 1º encontro de Egressos do PPGEdu-UCS.
O evento teve como tema o Protagonismo e Autonomia Discente, visando um diálogo interdisciplinar dos acadêmicos da UCS e de outras universidades da região. No Grupo de Trabalho 1 – Educação e (auto)transformação: bem comum, autonomia, inovação e novos futuros – as professoras Nilda e Maria de Fátima acolheram estudos, pesquisas e práticas sobre a educação fundamentada nos direitos humanos. O GT acolheu estudos, pesquisas e práticas sobre a educação fundamentada nos direitos humanos, entendendo o ensino e a aprendizagem como resultados de esforços sociais compartilhados, que buscam construir caminhos coletivos sustentáveis, por meio da reconstrução das relações das pessoas reciprocamente, com o planeta e com a tecnologia, alterando rumos e reimaginando futuros.
Durante o colóquio também foram apresentados os trabalhos da Mestranda em Educação Cristina Benedetti e da Doutoranda em Educação Débora Salvador Bizotto, membros do Observatório de Educação da UCS, ao qual a Rede Futures Literacy está integrada. Durante a apresentação, Cristina promoveu reflexões sobre o papel das mostras científicas, culturais e tecnológicas na construção de uma cultura científica nas escolas. Já Débora discorreu sobre a relação dos conceitos de infância e imaginário sob a luz dos autores Paulo Freire e Gaston Bachelard.
© Copyright 2024. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.