Rede Futures Literacy reflete sobre autonomia e inovação na Educação Básica no Research Talks da Universidade de Caxias do Sul

A Rede Futures Literacy participou no Research Talks UCS, evento promovido no dia 27 de setembro, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul. O evento, realizado no Salão de Atos do Campus-Sede, reuniu educadores, pesquisadores, alunos e a comunidade para compartilhar inovações e resultados de diversos projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade.

Representando o projeto, a professora Nilda Stecanela, coordenadora do Observatório de Educação da UCS, e o professor Mateus Panizzon, do Programa de Pós-Graduação em Administração, apresentaram as concepções e resultados do projeto, que visa integrar a competência de Futures Literacy nas práticas pedagógicas da Educação Básica. Durante a apresentação, os coordenadores da Rede Futures Literacy enfatizaram a importância de desenvolver competências que permitam aos alunos explorar múltiplas possibilidades de futuro, promovendo sua autonomia, criatividade e mudanças de comportamento no presente.

A palestra dos professores Nilda Stecanela e Mateus Panizzon destaca a relevância do Futures Literacy na educação básica, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO. Um dos pontos centrais debatidos foi a necessidade de um diálogo entre educadores e estudantes, processo visto como fundamental para o desenvolvimento das propostas do projeto. A interação entre alunos e docentes é necessária para a construção significativa do conhecimento, que responda às realidades e desafios enfrentados na contemporaneidade.

O projeto se fundamenta em três pilares principais: a competência de Futures Literacy, a abordagem pedagógica de Futures Literacy e as estratégias para a construção de projetos de Futures Literacy. Pilares são essenciais para preparar os estudantes para um mundo em constante mudança, permitindo-lhes desenvolver habilidades críticas e criativas.

Durante a apresentação, Nilda e Mateus também discutiram a evolução das etapas do futures literacy, que passaram de seis para sete ao longo do processo. Essas etapas são projetadas para facilitar a reflexão crítica e a ação prática em sala de aula, permitindo que os educadores implementem metodologias inovadoras.

Por fim, a apresentação destacou como a Futures Literacy pode transformar a educação, permitindo que escolas compartilhem experiências e metodologias. Essa colaboração não apenas melhora a formação dos alunos, mas também transforma a dinâmica escolar, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e engajador. A abordagem proposta fomenta um senso de pertencimento entre alunos e educadores, incentivando a construção de um futuro mais consciente e responsável. No Brasil, existem mais de 180.000 escolas; se apenas 10% adotassem essa abordagem, cerca de 18.000 instituições poderiam se conectar à rede, criando um impacto significativo na educaçãop, promovendo metodologias que potencializam a formação dos alunos. A apresentação completa da Rede Futures Literacy no Research Talks UCS pode ser conferida neste link