Pensar o futuro como possibilidade, e não como um destino determinado pelas circunstâncias, é o convite à reflexão presente no livro “Futures Literacy para a Educação: Fundamentos e Recursos Pedagógicos de Implementação”. Organizado pelos professores Mateus Panizzon e Nilda Stecanela, da Universidade de Caxias do Sul, e Valquíria Villas-Boas, professora visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a obra foi lançada recentemente pela Editora da UCS (EDUCS) e está disponível para download gratuito neste link.
O livro resulta de um projeto de três anos realizado com professores e estudantes da Escola Municipal Caldas Júnior, em Caxias do Sul. Envolvendo professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o projeto desenvolveu a metodologia do “Futures Literacy” no cotidiano escolar. Essa abordagem educacional e cognitiva ajuda as pessoas a compreender e engajar-se de maneira mais eficaz com os diversos “futuros possíveis”. Futures Literacy, ou Letramento em Futuros, busca ampliar a competência das pessoas em lidar com incertezas e mudanças em um mundo em constante evolução.
Segundo os autores, a metodologia contribui para despertar o interesse e popularizar a pesquisa, dialogando com as comunidades e fomentando a cultura de inovação nas escolas. “A pesquisa na escola é uma ferramenta pedagógica para desenvolver competências e habilidades, como a promoção do pensamento crítico, a reflexão e a elaboração de perguntas guiadas pela pesquisa”, afirma a professora Nilda Stecanela. Ela também destaca o objetivo de construir uma rede de escolas e universidades que implementem o Futures Literacy como uma abordagem pedagógica inovadora, potencializando a transformação da relação das pessoas consigo mesmas e com o mundo.
O professor Mateus Panizzon observa que, embora existam outros manuais estrangeiros sobre letramento em futuros, foi necessária a construção de uma abordagem que dialogasse com a educação brasileira e que fosse exequível, observando a realidade da Escola Brasileira, que lida com desafios e restrições diferentes dos países desenvolvidos, origem de muitos destes manuais. “A equipe diretiva, professores e estudantes captaram essa metodologia, que é única no país. Nossa ideia é expandir essa abordagem para outras escolas, pois é uma inovação pedagógica possível de ser implementada”.
O projeto contou com a participação dos programas de Pós-Graduação em Educação, Administração e Ensino de Ciências e Matemática da UCS e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Com o encerramento do Projeto, e a consolidação do livro, bem como da Rede que envolveu Universidade, Escola, Comunidade, Secretaria da Educação e entidades financiadoras, é lançada a Rede de Futures Literacy para Educação.
De acordo com a UNESCO, Futures Literacy é uma competência do Século XXI que leva estudantes a compreenderem por que e como usamos o futuro para preparar, idealizar, planejar e interagir com a complexidade e as mudanças da nossa sociedade, estabelecendo relações com o passado e o presente. Essa abordagem pedagógica foi criada para estimular uma forma de pensamento que abre campo para a imaginação, cenários e probabilidades, promovendo novos percursos para mudanças de comportamento e constituição da autonomia voltada à ação no presente e ao bem comum.
Com o objetivo de difundir o Futures Literacy na Educação Básica e na Educação Superior, um projeto foi desenvolvido ao longo de três anos pelos Programas de Pós-Graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática e em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O intuito foi construir uma abordagem pedagógica para o Futures Literacy acessível para adoção em escolas e universidades.
O projeto, coordenado por pesquisadores da UCS e financiado pela FAPERGS e SEBRAE, resultou na criação do Portal www.futuresliteracy.com.br, que busca difundir a abordagem pedagógica e as etapas para construção de projetos de Futures Literacy, e dar sustentação à Rede Futures Literacy. O portal contém um acervo significativo: livro, materiais didáticos, vídeos de aula, e o case desenvolvido na EMEF Caldas Júnior, onde professores e estudantes participaram de um processo de formação-investigação, cocriação e desenvolvimento de um projeto ancorado nas etapas construídas e validadas pela equipe do projeto. Escolas podem se conectar a Rede, e compartilhar suas experiências em torno da abordagem.
Os autores do livro, Nilda Stecanela, Mateus Panizzon e Valquíria Villas-Boas, destacam que “Futures Literacy para a Educação: Fundamentos e Recursos Pedagógicos de Implementação” está disponível para download gratuito e configura um importante referencial para o desenvolvimento de práticas transformadoras na escola e na universidade.
A abordagem pedagógica de Futures Literacy, criada pelos professores da UCS, pode ser dinamizada por meio do desenvolvimento de projetos de Futures Literacy, que contemplam sete etapas detalhadas no livro, configurando o uso pedagógico da pesquisa na escola e potencializando a cultura científica. Os autores sublinham que “a Futures Literacy é uma inovação pedagógica que pode articular inovações no campo da gestão, das metodologias, do currículo, do ambiente e da intersetorialidade”.
Com mais de 600 pessoas impactadas ao longo deste projeto, considerando Professores, Estudantes, Comunidade Escolar e ações de difusão, a Rede Futures Literacy emerge como um ponto focal que une Educadores(as) e Parcerias em torno do Portal www.futuresliteracy.com.br, para troca de experiências em torno da abordagem de Futures Literacy.
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